O Rocket News 24 comentou os dados de uma pesquisa alemã feita com 270.000 pessoas acima de 15 em 22 países. Segundo os resultados, 38% dos japoneses se dizem insatisfeitos com sua aparência (“nada satisfeito” + “não muito satisfeito”), e só 2% se mostram “completamente satisfeitos”. Enquanto isso, na outra ponta da pesquisa, os mexicanos apresentam 74% de satisfação consigo mesmos (“completamente satisfeito” + “razoavelmente satisfeito”). De qualquer forma, são resultados bem curiosos.
No top 5 da autoestima estão: México, Turquia, Ucrânia, Brasil e Argentina. Não me espanta ver Brasil e Argentina nesse bolo e acredito que a Ucrânia entrou seja por resistência, ou por ser muito propagandeado que as mulheres ucranianas são das mais belas do mundo (*brancas, altas, magras, louras... vocês sabem como é...*). Já os menos satisfeitos estão Japão, Hong Kong, Coréia do Sul, Taiwan e Austrália... Este último país me parece uma incógnita nessa lista.
No geral, 55% dos entrevistados se disseram "razoavelmente satisfeitos" com sua aparência, enquanto somente 3% se disseram “nada satisfeitos”, ou seja, a autoestima desse pedaço do mundo, sem África, Oriente Médio, e as nações americanas mais pobres, desconsiderados o pior e o melhor, está bem.