Hoje estava circulando pela minha TL do Facebook uma imagem do anime Time Travel Shōjo: Mari Waka to 8-nin no Kagakusha-tachi (タイムトラベル少女~マリ・ワカと8人の科学者たち~), conhecido, também, como Time Travel Girl. A série estreou em 9 de julho deste ano. Com objetivos educativos evidentes, a série é baseada no livro Jishaku to Denki no Hatsumei Hakken Monogatari do educador japonês Kiyonobu Itakura. Lançado em 1983, ele introduziria princípios científicos como magnetismo e eletricidade para crianças.
No anime, a protagonista, uma menina chamada Mari Hayase, volta no tempo para encontrar oito grandes cientistas (*todos homens, infelizmente, poderiam ter feito melhor nessa área*) da História. Ela tem como companheiros seus amigos Waka Mizuki e Shun Mizuki. Juntos, o trio encontra Benjamin Franklin, Alexander Graham Bell, Thomas Edison, Alessandro Volta, Samuel Morse, entre outros.
D. Pedro II é personagem do oitavo episódio que mostra seu encontro com Graham Bell, quando nosso segundo imperador abriu, junto com o presidente dos EUA, Ullysses Grant, a exposição comemorativa do Centenário da independência dos norte americanos. Diversos instrumentos e aparelhos competiam entre si em diferentes categorias. Entre eles, o telefone. Mais tarde, esse encontro com Bell virou lenda e o inventor disse em 1911 que seu invento só se tornou um sucesso graças ao interesse do imperador do Brasil.
No artigo Lá estava o imperador, o encontro e as lendas surgidas em torno do telefone e de D. Pedro II são comentadas. Segundo as pessoas que comentaram o anime, há referência ao empurrãozinho dado pelo imperador no episódio 9 da série. Enfim, não assisti ao anime. Acho que vou tentar correr atrás dele, é curto e parece ser interessante. Algumas fotos que aparecem nesse post vieram do site Animação S.A.