Ontem, eu não tive condição de publicar nada no blog. Tive atividades durante a manhã, a tarde e a noite. Quando cheguei em casa, estava um trapo. Resultado? Fui dormir. Então, não vou publicar nada com data de ontem. Fica o buraco. Pelo menos, as atividades se normalizaram, apesar de continuar com uma carga de trabalho grande, fora os tais “cuidados com a gravidez”... Academia, exames, consultas, essas coisas...
Agora, ontem, algo que me deixou muito pau da vida – e nada tem a ver com shoujo ou cultura pop em geral, eu acredito, foi estar ouvindo a Band News FM e o apresentador ter anunciado que 12 de junho é dia dos namorados no Brasil, Dia de São Valentim. E lá foi ele contar a vida do santo que é, sim, padroeiro dos apaixonados no mundo inteiro, menos, no Brasil! O dia de São Valentim é 12 de fevereiro, já passou! E há posts sobre a data no Japão aqui no blog (*1-2*). Nós, brasileiros, comemoramos a data na véspera do Dia de Santo Antônio de Pádua e de Lisboa.
Antônio, o segundo santo franciscano mais importante, foi, durante muito tempo, o santo mais popular do Brasil. E são conhecidas as simpatias para arrumar marido que incluem, sempre, alguma tortura imposta a imagem do santo. Até o site japonês de fanarts e artistas pixiv, lembrou que a data é dia dos namorados em nosso país e publicou no Facebook um álbum de belas imagens de enamorados para marcar o dia. Veja que graça? E um comunicador, em uma das rádios mais importantes do Brasil, me comete essa gafe que só mostra o quanto ele é aculturado. Nada mau para o comércio comemorar as duas datas e vender mais. O problema é esquecermos das nossas especificidades históricas e culturais.
Aliás, o primeiro Dia dos Namorados foi comemorada no Brasil em 1953, impulsionada pelos comerciantes paulistas. Agora, como a maioria dos santos católicos, Antônio é polivalente, pois é padroeiro dos amputados, dos animais, dos estéreis, dos barqueiros, dos velhos, das grávidas, dos pescadores, agricultores, viajantes e marinheiros; dos cavalos e burros; dos pobres e dos oprimidos; é padroeiro de Portugal, e é invocado para achar-se coisas perdidas, para conceber-se filhos, para evitar naufrágios, e para conseguir casamento (*claro*). Vejam um dos motivos da popularidade do santo. E, sim! Hoje é dia de festa em muitos lugares do país. Aliás, não somente hoje, mas durante todo o mês de junho.
E termino deixando uma engraçadíssima marchinha de carnaval de Lamartine Babo“Isto é Lá Com Santo Antônio”, na qual uma moça, desesperada, pede aos santos “errados” a bênção de conseguir um marido. Videozinho aí embaixo. Espero conseguir postar mais coisas ainda hoje, porque há muita notícia atrasada.